Eventos abril 2018

6 grandes vultos do RC
A Filial Ilha de São Vicente do Racionalismo Cristão, no Alto de Santo Antonio, comemorou em 26 de janeiro, como fizeram todas as casas racionalistas cristãs, o Dia da Espiritualidade. Após reunião pública de limpeza psíquica, foi dado início à reunião cívico-espiritualista, com a Casa lotada de militantes, assistentes e amigos do Racionalismo Cristão.
O presidente da Filial e representante regional, Antero Filipe dos Santos, em discurso dirigido particularmente aos jovens, tratou das origens e evolução do Racionalismo Cristão até os dias atuais, a partir do trabalho de Antonio Vieira em plano astral, destacando a decisiva participação de cada um de seus dirigentes máximos.
Explicou o presidente que o Dia da Espiritualidade é assim cognominado para assinalar todos os anos a data da fundação do Racionalismo Cristão, cuja bandeira está hasteada mundo afora, para que todos possam sentir no âmago a grandeza e a profundidade dos feitos dos grandes vultos que passaram pela Doutrina e que a firmaram neste planeta com o único objetivo de esclarecer e espiritualizar os seres encarnados, instilando neles os sábios esclarecimentos e conhecimentos prodigalizados, primeiramente pelo insigne Antonio Vieira, como patrono em campo astral; depois, por outros lutadores que o seguiram.
Lembrou o orador que Antonio Vieira foi um jesuíta que encarnou em Portugal, teve antevisão humanística fora de comum e trabalhou imensamente, divulgando os ensinamentos de Cristo.
A batina foi a ferramenta que encontrou para desempenhar neste planeta o papel que lhe estava reservado. Foi maltratado pelos seus algozes, que o invejavam devido ao seu grande saber e à confiança que o Reino de Portugal nele depositava.
Implantação. A maior tarefa para a espiritualização da humanidade estava porém reservada a outro português, Luiz de Mattos, que fundou em 1910 o Racionalismo Cristão, realizando reuniões públicas de limpeza psíquica e de esclarecimento; logo depois, escrevendo na sua Tribuna Espírita, com base numa Doutrina codificada em princípios e disciplina sólidos. Para isto, teve que estudar todas as filosofias e frequentar antros de magia negra que lhe permitissem firmar uma ferramenta livre de dogmas, de misticismo religioso e de fanatismo.
O Racionalismo Cristão explana conhecimentos espiritualistas com visão elevada e abrangente. Os estudiosos da Doutrina conhecem os efeitos nocivos do astral inferior e sabem o suficiente para evitar sua influência negativa sobre os seres humanos. Luiz de Mattos foi sábio ao legar à humanidade um código de conduta moral que encerra ensinamentos valiosos, que possibilitam aos seus seguidores viver de forma mais tranquila e amena, capazes de tudo enfrentar em seu quotidiano terreno, pois compreendem as leis evolutivas que, por serem naturais e imutáveis, regem o Universo.
Luiz de Mattos trouxe para o mundo físico princípios espiritualistas originados dos campos astrais superiores. Espírito muito inteligente, escolhido pelo Astral Superior para lançar neste mundo esta ferramenta, Luiz de Mattos era intuído astralmente nessa grande incumbência por Antonio Vieira e outros espíritos superiores, por exemplo Camilo Castelo Branco, na sua nobre tarefa de espiritualização da humanidade.
É por todos sabido que Luiz de Mattos, para fundar o Racionalismo Cristão neste planeta, teve como companheiro inseparável Luiz Thomaz, e os dois faziam uma dupla perfeita, para a materialização do projeto do Astral Superior: a fundação do Racionalismo Cristão. Enquanto o primeiro se incumbia da parte espiritual da Doutrina, que codificou na década de 1920, o segundo compartilhava com a parte material.
A história do Racionalismo Cristão é muito rica em termos de ensinamentos que foram expandidos pelo sucessor e amigo de Luiz de Mattos, Antonio Cottas, consolidador da Doutrina do Grande Mestre.
Antero Filipe dos Santos citou ainda Humberto Rodrigues. “É de justiça realçarmos outra grande figura que empurrou ainda mais o Racionalismo Cristão, na sua expansão: Humberto Rodrigues, que durante a sua presidência emprestou à nossa querida Doutrina outra visibilidade, agora dotada com ferramentas de informação céleres ao seu serviço, continuada pelo atual presidente, Gilberto Silva, para a espiritualização da militância de todas as casas racionalistas cristãs e da humanidade no seu todo.
Prova disso é que mais 20 milhões de pessoas vêm utilizando o site do Racionalismo Cristão com regularidade, as emissões da Rádio A Razão e da TV A Razão, para além de outros órgãos de comunicação, como é o caso do Jornal A Razão, recebendo e interiorizando os ensinamentos da Doutrina de Luiz de Mattos”, afirmou.
Muito mais se poderia falar do Racionalismo Cristão, Doutrina que, apesar de muito jovem, desde a sua fundação vem contribuindo muito para o esclarecimento da humanidade sobre a sua composição, isto é, como Princípio Inteligente, Corpo Fluídico e Matéria.
Da parte que toca a esta Filial, podem os amigos assistentes confiar na capacidade espiritual e disciplinar dos seus militantes, que tudo farão para que este sistema espiritual possa funcionar de fato com a Luz da Verdade, respeitando sempre os grandes ideários das colunas mestras da Doutrina, Luiz de Mattos, Luiz Thomaz, Antonio Cottas e Humberto Rodrigues, ou sejam a prática disciplinar e os princípios, que são a essência do Racionalismo Cristão.
Filial Piracicaba faz 79 anos
Foi realizada em 16 de fevereiro reunião comemorativa dos 79 anos de fundação da Filial Piracicaba do Racionalismo Cristão. O ato, presidida por Antonio F. de Lima Jr., presidente em exercício da Casa, teve a participação de militantes da Filial Rio Claro e amigos do RC.
O presidente em exercício destacou que 79 anos de existência e atividades representa uma marca histórica para a cidade de Piracicaba, e que todas as casas racionalistas cristãs são resultado de dedicação, trabalho contínuo e esforço de seus componentes.
Lembrou a trajetória de fundação da Filial Piracicaba, enaltecendo seus fundadores, Alvino Alexandrino de Souza, sucedido por Fernando Gutierrez e Henrique Gutierrez Sanches. Este último presidiu as atividades da Filial por 62 anos, sendo sucedido por Lucilla Martins de Mello, atual presidente. Parabenizou os militantes e amigos, realçando o compromisso espiritualista do Racionalismo Cristão em Piracicaba, firmado na disciplina e no cumprimento do dever.
Discursaram também Vânia Lima, diretora secretária da Filial; Joel Souza, diretor da Filial Rio Claro; Laurindo Nazato, diretor bibliotecário; o jovem militante Paulo E. F. de Lima Jr. e Heloisa de Lima Melo.
União, mote no aniversário do RC Olímpia
Foi com muita alegria e satisfação que os militantes e assistentes do Correspondente Olímpia (SP) receberam os companheiros representantes das filiais São José do Rio Preto,  Fernandópolis, Bebedouro, Mirassol, Sorocaba e Tatuí, para comemorar seus 79 anos de fundação. Uma reunião em que o enfoque foi a união que deve existir entre as Casas e entre militantes enfatizada pelo espírito do Astral Superior Adail Luiz Arantes, presidente astral da Filial  Fernandópolis.
Foi exaltada a luta dos companheiros do Correspondente Olímpia para manter essa escola de aprendizado espiritual com suas portas abertas. Cada Casa deve ser um ponto de luz a iluminar a consciência dos seres  humanos. Nós do Correspondente Olímpia estamos convictos de que, com nosso esforço e união, manteremos este farol de espiritualidade irradiando sua luz fortalecedora a todos que necessitam de alento para suas almas.
Militantes e assistentes do RC Olímpia agradecem a todos que lhes proporcionaram esse reencontro, que muito os fortaleceu para dar continuidade a sua missão.
Colaboração de Levino Gilmar dos Santos, presidente do Correspondente Olímpia.
3º Encontro e jovens em Fernandópolis
A Filial de Fernandópolis (SP) do Racionalismo Cristão promoverá, nos dias 28, 29 e 30 de abril e lº de maio de 2018, na Chácara Boa Semente, zona rural, seu 3º Encontro de Jovens. A abertura será às 11 horas do dia 28.
O encontro reunirá jovens de 13 a 30 anos, frequentadores ou não do Racionalismo Cristão. Quem pretende participar deve procurar o representante de sua Filial até 23 de abril para inscrever-se. O interessado que não frequenta o RC deve ser convidado por um militante ou jovem do núcleo de Filial.
104 anos do RC no Maranhão
O Correspondente Carolina (Maranhão) do Racionalismo Cristão comemorou com reunião cívico-espiritualista, em 21 de janeiro,  seus 104 anos de fundação e os 108 anos de implantação da doutrina racionalista cristã.
A presidente da Casa, Maria Augusta de Medeiros Britto, fez referência às datas – a fundação do Racionalismo Cristão, em 26 de janeiro de 1910, e a fundação do  correspondente, em 3 de janeiro de 1914.
Disse a sra. Maria Augusta: “É impossível descrever a alegria que sentimos em pertencer a esta Doutrina maravilhosa, que nos ajuda, em todos os sentidos, a galgar com galhardia os degraus íngremes da evolução espiritual.
O cansaço físico do trabalho quotidiano se esvai quando participamos de nossas reuniões, lendo, ouvindo, interpretando e/ou assimilando as doutrinações, os ensinamentos do Grupo de Estudos e de nossas irradiações à plêiade do Astral Superior. Sentimo-nos, então, leves, recuperados e plenos de satisfação por estarmos cumprindo com êxito a missão que nos foi confiada nos Planos Superiores da Espiritualidade.
Aqui estaremos sempre durante o tempo que nos resta neste planeta de escolaridade, conscientes de que, como nos ensina nosso doutrinador João Batista, ‘evoluir espiritualmente é a finalidade da existência humana na Terra’”.
A presidente parabenizou os militantes por sua assiduidade, companheirismo e dedicação à Doutrina, dando-lhe condições de continuar na lida a que se propôs.
Agradeceu a presença de todos e comunicou aos assistentes que as reuniões públicas de limpeza psíquica no Correspondente são realizadas todas as quartas-feiras, às 20 horas.
O secretário do Correspondente, José Ribamar Braga Veloso, destacou que no ano de 1910, em Santos, estado de São Paulo, com seu espírito de progresso, fundou Luiz de Mattos a doutrina racionalista cristã, farol luminoso que resplandece por todos os quadrantes do planeta, levando a luz ao espírito dos que necessitam de esclarecimento.
Hoje comemora o seu aniversário esta admirável escola gratuita e espontânea, que constitui um dos mais altos padrões de filantropia a que se dedicou Luiz de Mattos.
“Nossos corações estão em festa, e cheiinhos de gratidão neste dia de comemoração dos aniversários de nosso Correspondente e do Racionalismo Cristão; gratidão pelos muitos benefícios que recebemos ao frequentarmos as reuniões públicas de limpeza psíquica e de esclarecimento. Sentimo-nos mais confiantes e fortalecidos para encarar os obstáculos do dia a dia”, afirmou o sra. Lucilene Coelho Milhomens.
Afirmou também que “nos grupos de estudos encontramos espaço de acolhimento e de aprendizagem. Cada pessoa expressa o seu saber, através de leitura, discussão e reflexão do texto. Assim, assimilamos melhor os conceitos do Racionalismo Cristão. Os grupos contribuem também para a união e o desenvolvimento espiritual de todos.”
Um dia de muita luz
O dia 26 de fevereiro de 2018 marca um importante período no Racionalismo Cristão no Nordeste do Brasil: após 30 anos de ter fechado as portas, o Correspondente Barreiros, no estado de Pernambuco, foi reaberto. O grupo responsável pela reabertura é formado pela presidente Laudenice Miranda, Helena Campos, Laudeci Campos, Denise Campos, Sônia Santos, Severino Procópio e Hellen Campos.
O dia foi de festa, mas para Laudenice, muito emocionada, a data não se tratava de um marco, mas da continuação do que está sendo feito em mais de 30 anos. “A luta tem sido grande, mas contamos com a participação de todos para nos apoiar nesta empreitada”, afirmou. A mãe de Laudenice, Helena, recebeu o bastão de Damíão quando este já não tinha condições físicas de continuar o trabalho, mas “tinha plena convicção de que havia feito o correto ao passar a responsabilidade a esta família”. O grupo, apesar de não ter sede própria, continuou ajudando o próximo dentro de sua casa, fazendo periodicamente as reuniões de estudo e de limpeza psíquica.
A  sede da Doutrina hoje em Barreiros é um local simples, como simples foi a primeira Casa em que Luiz de Mattos presidiu os trabalhos no início de tudo. “Sentimos um enlevo, era como se um pedacinho do Astral Superior estivesse na Terra, era como se ali estivessem o próprio Luiz de Mattos e Antonio Vieira, nas palavras de Giselda da Silva, que acrescenta: “Quando existe amor e carinho, tudo vai adiante, como uma planta que cresce com carinho e amor”. E foi com grande carinho e amor que os mestres nos legaram esta Doutrina.
Nossa amiga Edileusa disse: ‘estou muito feliz em participar deste momento inesquecível para o Racionalismo Cristão, sonhamos muito com ele, com a evolução espiritual desses irmãos de Doutrina, que podem contar conosco a qualquer momento e a qualquer hora”.
Esse espírito solidário invadiu muitos que contribuíram em pensamentos, em irradiações, em itens para o Bazar da D. Helena, que contribuíram financeiramente, ajudando na construção deste empreendimento, pessoas como Francisco Ivo, José Francisco, José Mathias, Aílton, Francisco Buarque, Luciano e Carolina de Natal, José Rodrigues e outros, que ficamos até receosos de ser injustos  em não os citar. É de ressaltar ainda o apoio irrestrito da Filial Recife, que muito contribuiu para este estágio alcançado pelo Correspondente Barreiros, e o apoio também irrestrito da Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, na pessoa do presidente mundial da Doutrina, Gilberto Silva, que incentivou este empreendimento para que tudo acontecesse como de fato aconteceu.
Eliane alertou que a partir de agora lá estará a Laudenice, que irá estudar a Doutrina junto com o grupo formado, trabalhando-o para transformar a Casa numa filial. “Estamos plantando uma semente que irá crescer ao longo dos anos”, afirmou Eliane. “E obviamente que a solidariedade entre os irmãos racionalistas cristãos, como bem disse Edileusa, será fundamental”.
Hoje vemos o RC como uma Doutrina madura, pronta para dar muitos frutos, como novos grupos de estudo, correspondentes e filiais. Mas nem sempre foi assim, como bem lembrou nosso amigo Elenilsom: “ Eu conheço a Doutrina há mais de 20 anos e antes o ambiente era muito perturbado, mas tantos foram encaminhados para seus mundos de estágio que hoje o ambiente no planeta está muito mais calmo. Presenciei muita dor e sofrimento porque nunca foi fácil, mas com a presença dos Espíritos Superiores em nossa luta fomos amparados para que hoje chegássemos aonde chegamos”.
O certo é que o trabalho está só começando e há muito ainda a desenvolver em nome de uma espiritualidade maior, uma consciência verdadeiramente Cristã.
Colaboração de Francisco Buarque
Palestra sobre Oscar Niemeyer
A Filial Vicente de Carvalho (RJ) do Racionalismo Cristão (Grupo Olga Brandão de Almeida) promoverá palestra do professor Marcos Torres sobre A história de Oscar Niemeyer. O evento será no dia 24 de abril de 2018, das 16h às 18h, na sede da Filial: Rua Flamínia, 191, Vicente de Carvalho, Rio de Janeiro. A presidente da Casa, Vanda Coutinho Pandolpho, convida: “Venha conhecer essa história.” Entrada franca.
Responsáveis: Ulisses Soares e Dilma Sant’Anna